

BANCO ALIMENTAR
O Banco Alimentar Contra a Fome é uma resposta necessária mas provisória porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem). Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. São organizações de pessoas de boa vontade que, juntando os seus esforços de uma forma voluntária, pretendem minorar o problema da fome numa região definida.
Missão: Lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa.
Visão: Um mundo no qual todos os Homens tenham garantido o direito à alimentação.
Valores: A Dádiva e a Partilha.
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO DE AJUDA ALIMENTAR
Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Alenquer e o Centro Social Paroquial do Carregado, considerando que as Instituições com valência de Banco Alimentar sediadas no Município de Alenquer, continuam a não conseguir dar resposta a todos os pedidos solicitados para apoio alimentar.
Objectivo: Ajuda alimentar, aos indivíduos e ou agregados familiares em situação grave carência económica.
